O rótulo do vinho

14 04 2010

Aqui em Vinhotopia, o rótulo do vinho é quase tão importante quanto o vinho. Há muitos anos que nós não vendemos mais vinho a granel ou nas garrafas trazidas pelo comprador. Por aqui, tudo sai das vinícolas engarrafado e devidamente rotulado.

Parece um absurdo dizer que o rótulo tem quase a mesma importância que o vinho, mas vamos explicar porque não é: 1) o rótulo é o primeiro contato que a pessoa tem com o vinho; 2) é ele que traz informações importantes sobre o vinho; 3) e é pelo nome que está gravado nele que vamos chamar sempre este vinho, isto é, este será o nome que daremos a nossa lembrança.

Muito provavelmente, se citarmos aqui o nome de um vinho que você já bebeu (Almaviva), você vai primeiro se lembrar daquele rótulo branco com o globo vermelho para depois se lembrar as sensações que teve com esse vinho.

É evidente que o rótulo não é a coisa mais importante entre todas para a decisão de compra de um vinho, o preço é o primeiro fator (teve muitos que pensaram, o Almaviva é bom mas é muito caro), mas é o rótulo quem traz as informações mais relavantes.

Alguns dados importantes que estão no rótulo são: o nome do produtor, a região onde foi produzido, o teor de álcool e o volume da garrafa. Algumas informações podem também estar no contra-rótulo.

É tão grande a variedade de vinhos que existem, são tantos produtores, tantas regiões, tantas uvas, preços tão diferentes que é natural ao comprador de vinhos ter certa percepção de risco. E esta percepção é ainda maior quando se vai comprar um vinho para uma ocasião especial, como um jantar com amigos. A função do rótulo é, entre outras coisas, amenizar a sensação de risco do consumidor. Muitos estudos de comportamento de consumidor de vinhos mostram que um dos fatores mais citados como relevantes para a decisão de compra é a prova do vinho antes da compra. Mas sejamos francos, quantos vinhos nós podemos provar antes de comprar? Já imaginaram o custo que isso representaria para o já caro marketing do vinho? Então aí vem o rótulo e seu efeito sensibilizador.

Alguns, são verdadeiras obras de arte, outros nem tanto, mas muitos valem uma certa admiração. Para quem quiser curtir alguns, sugerimos:


Ações

Information

Deixe um comentário